Mercado logístico e agronegócio

Após a crise de 2015/16, o Gestor entende ter surgido um hiato de capacidade de produção que pode ser utilizado nos próximos anos no caso de retomada. O Gestor estima que a ociosidade será eliminada somente em 2022 e que para atingirmos um crescimento sustentável de 2,0% ao ano precisaremos de investimentos na ordem de 20% do PIB.

O crescimento da produção agrícola no Brasil deve continuar ocorrendo com base na produtividade, mesmo em regiões menos desenvolvidas do Brasil (Norte e Centro Nordeste). O Gestor entende que esse avanço exigirá um esforço de crescimento que deve consistir em infraestrutura e financiamento.

PIB | Variação acumulada no ano (%)
PIB

Data Base:
Fonte: IBGE, Bacen, Conab e Ministério da Agricultura, Pecuária e abastecimento (MAPA)

Evolução da produção agrícola | Volume (milhões de toneladas)
Evolução da produção agrícola

1. Algodão, amendoim, arroz, aveia, canola, centeio, cevada, feijão, girassol, mamona, milho, soja, sorgo, trigo e triticale

Produção

As culturas de soja e milho de 2ª safra foram vetores no crescimento da produção de grãos dos últimos anos. Entretanto, a área plantada destas culturas avançou em um ritmo menor que o volume da produção em função dos ganhos de produtividade nos últimos anos (acima da média mundial¹).

Na opinião do Gestor, a expansão de área de soja deverá ocorrer pela incorporação de áreas novas, áreas de pastagens naturais e também pela substituição de outras lavouras – milho safrinha deve acompanhar esta expansão.

A área de soja e milho, na visão Gestor, deve expandir também devido ao uso crescente como cultura relevante para produção de biocombustíveis.

Área plantada de milho e soja | milhões de hectares
Área plantada
Produção por estado | 2017/18
Produção por estado

1. Fonte: IBGE, Conab e FC Stone [Data-Base]/ 1.Deverá manter-se forte o crescimento da produtividade total dos fatores, conforme trabalhos recentes têm mostrado, (Fuglie, K., Wang, Sun, Ball, V., 2012 e Gasques, et.al. 2016). Esses estudos mostram que a produtividade total dos fatores (PTF) tem crescido em média 3,5% ao ano ao longo dos últimos anos. Essa taxa é elevada se comparada à taxa média mundial que tem sido de 1,84% ao ano. Para o próximo decênio a PTF tem previsão de crescimento de 2,92% ao ano; 2. Produção Total Estimada para o Período 2018/19

Armazenagem

Na opinião do Gestor, a infraestrutura logística nacional deficiente e saturada, vem acarretando prejuízos ao agronegócio brasileiro. O ritmo de crescimento produtivo é superior aos investimentos em logística e tem sobrecarregado cada vez mais o sistema brasileiro de escoamento da produção.

O déficit em capacidade estática de armazenamento de soja e milho vem se agravando nos últimos anos.

capacidade estática

Fonte: IBGE, Conab, FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) e FC Stone

Brasil

Distribuição dos armazéns de grãos no Brasil
Distribuição dos armazéns de grãos no Brasil?
Densidade da capacidade estática em relação à produção
Densidade da capacidade estática em relação à produção?
Distribuição dos armazéns de grãos no Centro-Oeste
Distribuição dos armazéns de grãos no Centro-Oeste?
Densidade da capacidade estática em relação à produção
Densidade da capacidade estática em relação à produção?
Distribuição dos armazéns de grãos no Sul
Distribuição dos armazéns de grãos no Sul?
Densidade da capacidade estática em relação à produção
Densidade da capacidade estática em relação à produção?